APOIO À ASSEMBLÉIA DO SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO

Postada em 31/05/2016

[20-05-2016]

Atendendo a solicitação do companheiro Roberto Moreira, na madrugada desta sexta-feira (20/05/2016) integrantes do Conselho Intersindical (Gráficos, Metalúrgicos, Frentistas, Químicos e Construção Civil) compareceram à Assembléia de Mobilização realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Presidente Prudente, na cidade de Quatá/SP na Empresa do Grupo Zilor (Açucareira Quatá). Os companheiros da Alimentação estão em Campanha Salarial e rechaçam com veemência a proposta do Sindicato Patronal que ofertou apenas 4% de reposição salarial em duas parcelas, para uma perda estimada em mais de 9% para o período. Outro motivo para a assembléia foi a decisão unilateral desta empresa em particular que retirou e/ou reduziu convênios ofertados há tempos aos trabalhadores, o que vem lhes causando um acréscimo de despesas para as quais não estavam preparados. A empresa também é conhecida pelas práticas anti-sindicais, de desrespeito e exploração de seus colaboradores.

Também estiveram presentes a maioria dos Sindicatos da categoria a nível de estado e também diversas entidades co-irmãs, destacando-se os químicos de Marília, que também negociam com a empresa do mesmo grupo em sua região.

A assembléia transcorreu de forma pacífica e foi aprovada pelos trabalhadores a recusa da proposta dos patrões e a continuidade das negociações para que se chegue a uma proposta que atenda as reivindicações das entidades sindicais da categoria.

Em sua fala, o Presidente do Conselho Gilberto Lúcio Zangirolami enfatizou o absurdo que era a proposta dando como exemplo as próprias negociações do setor da Construção Civil, que já chegou a um número muito superior contemplando a inflação do período e que, ainda assim, não foi aceita pelos seus representados. Finalizando, colocou o Conselho à disposição dos companheiros da alimentação para os enfrentamentos futuros enfatizando a importância da união dos trabalhadores em torno de seus interesses e que só assim obteriam o sucesso desejado.