Dirigentes sindicais tratam da reforma trabalhista no Ministério Público...
Postada em 13/03/2018

Dirigentes sindicais tratam da reforma trabalhista no Ministério Público do Trabalho
A diretoria do Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região e representantes de 14 sindicatos integrantes da organização sindical, no Oeste Paulista, se reuniram na quarta-feira(7/03/2018), às 16h, na sede do Ministério Público do Trabalho de Presidente Prudente, com os Procuradores Cristiano Lourenço Rodrigues e Renata Aparecida Crema Botasso. O principal tema do encontro foi a reforma trabalhista e suas implicações no dia a dia dos trabalhadores.
Em uma abordagem direta, baseada em contato com os trabalhadores, o presidente do Conselho Intersindical, Milton Sobral e os demais sindicalistas, destacaram o momento de apreensão e insegurança existente no meio sindical. Também foram citadas as inúmeras dúvidas levantadas por trabalhadores, principalmente em relação ao desdobramento da aplicação da nova lei.
Diante dos argumentos dos sindicalistas, o representante do MPT inicialmente destacou que, “o principal ponto da reforma é que prevaleça o negociado sobre o legislado”. Segundo o Procurador, o MPT também entende que nenhum negociado poderá retroceder, pois o que foi acertado antes da lei tem que ser cumprido a partir da sua vigência.
O Procurador lembrou a todos que, a visão geral do MPT sobre a reforma trabalhista já é de conhecimento público. Rodrigues ponderou que, “na realidade não houve discussão ampla da reforma, embora o MPT sempre tenha se colocado a favor do trabalhador”. Porém, em tom de conciliação e instrução, ele afirmou que o MPT espera que os sindicatos, mesmo com todo o tipo de dificuldade, enfrentem os problemas, resistam e realizem negociações coletivas que levem a melhoria de condições de trabalho.
Para deixar clara a posição do MPT, visando solucionar os impasses, os dois procuradores informaram que a Procuradoria Geral do Trabalho(PGT), está providenciado material de divulgação a ser encaminhado aos interessados, a respeito de tais procedimentos do MPT e, assim que for recebido no MPT, será comunicado ao Conselho Intersindical.
Ao encerrar a reunião, o Procurador Cristiano Rodrigues ressaltou a participação do MPT no processo de esclarecer todas as dúvidas sobre a reforma trabalhista e colocou a instituição à disposição dos sindicatos citando que, novas reuniões poderão ser realizadas, pois em relação a este tema existe o mesmo objetivo, atender com qualidade os trabalhadores.
Por fim, Sobral agradeceu aos representantes do MPT pela oportunidade e salientou, “neste momento difícil para os sindicatos e trabalhadores, o Conselho Intersindical precisa de um olhar diferente por parte das autoridades, no sentido de informação e diálogo, visando representar as demandas dos trabalhadores”.