Nova diretoria do Conselho Intersindical realiza primeira reunião com fo...

Postada em 14/08/2023

Nova diretoria do Conselho Intersindical realiza primeira reunião com foco na unidade e fortalecimento sindical

Na manhã desta sexta-feira, dia 11/08, a sede do Sindicato dos Condutores foi o cenário da primeira reunião da recém-empossada gestão do Conselho Intersindical. O encontro marcou um momento de transição e um compromisso renovado com os princípios sindicais, sob a liderança do presidente recém-eleito, Paulo de Oliveira. Assumindo a presidência em 1º de julho, Oliveira expressou sua gratidão ao seu antecessor, Milton Sobral, pelo empenho dedicado durante sua gestão, e enfatizou a importância da coesão entre os sindicatos filiados como pilar fundamental para fortalecer a atuação sindical em prol dos trabalhadores.

A pauta da reunião refletiu a diversidade de desafios que a nova diretoria enfrentará. Inicialmente, os representantes dos sindicatos filiados compartilharam suas perspectivas sobre as negociações coletivas em curso, apresentando as distintas realidades de cada setor e as batalhas travadas para preservar os direitos dos trabalhadores, ainda sob o impacto da reforma trabalhista, que abalou a estrutura financeira dos sindicatos.

O diretor financeiro, Mauricio Pontes, fez uma prestação de contas inicial do mandato, revelando saldos, arrecadações e despesas mensais. Esse compromisso transparente reflete a responsabilidade da nova diretoria em zelar pelos recursos dos sindicatos filiados e garantir sua utilização eficiente para a defesa dos interesses do Conselho.

Outro ponto discutido foi a frequência das reuniões, que ocorrerão a cada intervalo de 45 a 50 dias, sempre às sextas-feiras. Esse cronograma permitirá uma melhor programação das entidades filiadas tanto para participação quanto para sugestão de pautas.

Várias falas expressaram a conjuntura sindical atual e a contínua luta por melhores salários e condições laborais. Os participantes destacaram a urgência de ações assertivas e coletivas para enfrentar os desafios do momento que afetam os trabalhadores.

Ao encerrar a reunião, o presidente do Conselho Intersindical, que também integra o grupo tripartite criado pelo governo federal, compartilhou uma análise abrangente dos debates em andamento e das iniciativas em desenvolvimento para uma nova legislação trabalhista, especialmente no que diz respeito ao financiamento sindical. Ele ressaltou a relevância do Conselho Intersindical e a importância de sugestões que possam contribuir nas discussões que moldarão o futuro dos direitos dos trabalhadores e da estrutura sindical.

A reunião representou mais um marco significativo no caminho de alinhamento e debate sindical, reafirmando o compromisso da nova diretoria do Conselho Intersindical com a busca incessante por melhores condições e direitos para a classe trabalhadora.